sábado, 14 de janeiro de 2012

O Acarajé


O Acarajé, comida ritual (Adimu ou Ajeun) da orixá Iansã. Na África, é chamado de àkàrà que significa bola de fogo, enquanto je possui o significado de comer. No Brasil foram reunidas as duas palavras numa só, acara-je, ou seja, ?comer bola de fogo?. Devido ao modo de preparo, o prato recebeu esse nome.O acarajé, o principal atrativo no tabuleiro, é um bolinho característico do candomblé.
Receita:
500g de feijão-fradinho, deixado de molho na véspera 1 cebola média cortada em pedaços Azeite-de-dendê para fritar Sal a gosto Para o molho: 3 pimentas-malagueta socadas 1/2 xícara de camarão seco sem casca 2 cebolas médias picadas 1 xícara de azeite-de-dendê Sal a gosto.
Modo de preparo:Esfregue os grãos de feijão entre as mãos para que eles soltem as cascas. Bata aos poucos, no liqüidificador, o feijão e a cebola com o mínimo possível de água. Tempere. Leve ao fogo médio uma frigideira com o azeite-de-dendê e deixe aquecer bem. Frite a massa, em colheradas, no azeite quente. Os bolinhos devem ficar secos, cozidos por dentro e dourados por fora. Deixe escorrer e reserve.
Prepare o molho: no liqüidificador, coloque a pimenta, junte a metade dos camarões e repita a operação. Leve ao fogo, numa panela pequena, a cebola picada, o azeite-de-dendê e refogue bem. Junte os camarões secos inteiros. Retire do fogo e deixe esfriar. Corte cada acarajé ao meio e sirva com o molho. Rende 25 unidades.

Nenhum comentário: